Como fazer email marketing
Enquanto grande parte da comunicação on-line mudou-se para a mídia social, o e-mail ainda é uma parte muito importante de qualquer campanha de marketing online. E quando pensamos em e-mails marketing, o que geralmente vem à mente é no e-mail HTML, ao invés do texto simples.
Desenvolver um e-mail marketing é muito parecido com a concepção de uma página web simples, mas existem algumas diferenças importantes que você precisa levar em consideração. Você também precisa ter em mente que o email é um tipo de empurrão na comunicação, primeiro contato social ou de negócios. As pessoas, recebem e-mails várias vezes ao dia, muitos e de assuntos variados. Muitos desses e-mails nem sempre são abertos, isso significa que você tem muita concorrência para chamar a atenção do leitor antes que se mudem para a próxima mensagem em sua caixa de entrada (ao contrário de um site, que eles escolheram para visitar em um determinado momento).
Portanto, tenha isso em mente: você só tem um instante para chamar a atenção do seu leitor. Para isso, é necessário enviar mensagens mais eficazes e de fácil entendimento.
Desenvolva para mobile ou fracasse
Atualmente, muitas pessoas estão acessando e-mail a partir de um dispositivo móvel (quase a metade de todos os e-mails são abertos em aplicativos móveis), o que torna bastante inútil gastar tempo projetando belos e-mails que não são exibidos corretamente em tais dispositivos.
Afinal, se o e-mail não tem boa aparência, boa visualização em seu telefone, quais são as chances dos leitores olhá-los novamente quando estiverem em sua mesa, em sua casa? As chances são bem pequenas. Na verdade, a maioria deles vão excluir o e-mail, ou pior – vão cancelar a inscrição.
Por exemplo, as empresas que oferecem ferramentas de construtor de site, como o próprio Wime, estão trabalhando em recursos que permite o usuário criar site responsive, de forma que se adaptem a qualquer dispositivo móvel.
Há duas maneiras de agir com relação a desenvolvimento para celular. Você pode criar e-mails redimensionáveis para caber na tela do leitor, que pode ser perfeitamente adequada para alguns projetos simples. Ou você pode criar um projeto de e-mail responsivo que vai se adaptar a diferentes tamanhos de tela.
Há vantagens e desvantagens em cada abordagem. Emails que redimensionam são bastante fáceis desenvolver (programação e design), e tende a se encaixar em praticamente qualquer dispositivo. Porém essa alternativa é mais indicada para um nível de projeto de e-mail mais simples, no qual podem ser manipulados e visualizados em telas bem menores do que as de um Desktop. Projetos Responsive tem um código muito mais complexo e não são suportados por todos os navegadores móveis (embora esse cenário tende a melhorar no futuro), porém o conteúdo consegue se adaptar melhor aos diversos tamanhos de tela.
Responsive Design
Projetos Responsive (layouts redimensionáveis) tendem a ser mais práticos para a maioria de seus e-mails em HTML. Isto porque em telas muito pequenas, e-mails que foram simplesmente diminuídos tornarão-se muito difícil de ler. Nós já falamos sobre porque e-mails mobile-friendly são vitais, mas aqui estão algumas dicas para ter em mente quando forem projetar os e-mails.
Estes são alguns passos que podem ajudar muito no desenvolvimento de layouts responsive, para visualização de email marketing nos dispositivos mobile:
- O layout deve ser bastante estreito: algo em torno de 500-600 pixels pode ser considerado padrão. Isto irá torná-los mais legíveis, tanto em desktop, quanto em dispositivos móveis, reduzindo as chances do layout se deformar quando for redimensionado.
- Certifique-se de suas fontes são grandes o suficiente. Certifique-se e teste tamanhos mínimos de fonte em várias plataformas para que suas fontes não fiquem upscaled (fora de escala), isso poderia afetar seu o layout. Por exemplo, o iOS usa um tamanho mínimo de 13 pixels.
- Áreas clicáveis precisam ser amigáveis. Isso significa grande o suficiente e isolado o suficiente de outros links para que o usuário consiga facilmente ativá-los na primeira tentativa (a chance é grande do leitor não tentar clicar uma segunda vez).
- Não hesite em usar display: none para esconder elementos desnecessários em seus layouts móveis. O que é user-friendly (Amigável) em um desktop ou mesmo um tablet se torna irritantemente desconfortável em um smartphone. Menos é definitivamente mais em telas menores.
Antes de você começar a programar, vale a pena gastar um tempo para esboçar e testar vários wireframes (modelos), em ambas as versões, móveis e desktop do seu e-mail. Preste muita atenção para ver onde aparece a sua call-to-action (botão de chamada para ação) e outras informações importantes nos dispositivos móveis.
Considerações tipográficas
Enquanto a maioria de designers focam no conteúdo gráfico de e-mails em HTML, vale a pena salientar que a tipografia é ainda mais importante no e-mail marketing, do que em muitos sites. Afinal de contas, considerando que muitos clientes de e-mail evitam e configuram que imagens não sejam carregadas inicialmente, alguns dos seus destinatários de e-mail podem nunca ver a mensagem, caso ela esteja embutida em artes gráficas.
Considere o uso de grandes tamanhos de fonte para melhor legibilidade, independentemente do tamanho da tela. Também tenha em mente os comprimentos de linhas de nos vários tamanhos de tela, e se certifique que elas não são muito extensas (o que pode tornar difícil para o olho viajar de uma linha para a próxima, sem perder o seu lugar) ou muito curtas (onde ocorre mais de rolagem necessário).
Certifique-se de usar títulos em outra formatação tipográfica e fazer o seu conteúdo de e-mail mais exploratório, principalmente se seus e-mails forem maiores do que um par de parágrafos.
E-mails diferentes para diferentes fins
Existem muitos e diferentes tipos de e-mails que você pode estar enviando para suas listas de assinantes (ou projetar para os clientes). Cada um atende a um objetivo, e cada um deve ser projetado de uma maneira que melhor sirva a esse objetivo, cada um deve causar um efeito.
Newsletters
Um dos tipos mais comuns de e-mail é a newsletter. Estes, muitas vezes consistem em alguns links que, geralmente, são acompanhados de pequenos trechos de texto. É normal também encontrar esse tipo de e-mail em forma de artigos mais longos.
Em ambos os casos, há uma boa chance de haver muitos links para clicar ao invés de um único botão call-to-action. Isso apresenta um desafio único. Os designers juntamente com os criadores do conteúdo, devem criar uma estrutura que guie o leitor ao clique, baseando-se em artes e textos auxiliares.
O Wime tem uma plataforma de criação de conteúdos on-line onde você pode fazer email marketing usando call-to-action, configurando os tamanhos de fontes e imagens. Saiba como fazer um email marketing responsivo em minutos com nossa plataforma.
Você precisa fazer login para comentar.