Por que sua empresa precisa de um site?
Atualmente, muitas pessoas se perguntam: Realmente minha empresa precisa de um site? Precisa ter uma presença digital? Ou isso não passa de um modismo passageiro?
Para responder essas questões temos que analisar alguns dados:
– Em seis anos a quantidade de internautas brasileiros aumentou em 143,8%, em 11 anos, o crescimento é de 650%.
– A classe C, cada vez está mais presente no mundo “on-line”.
– Hoje somos mais de 77 milhões de brasileiros conectados por computadores ou laptops, ou seja, sem contar os Smartphones.
– No Brasil a publicidade na web crescerá 18% por ano, e chegará a US$ 71 bilhões em 2017, segundo projeções.
– O faturamento do e-commerce em 2001 no Brasil era de um pouco mais de 0,5 bilhões de reais. Já em 2012, as vendas do varejo on-line fecharam em mais de 22,5 bilhões de reais, o que da um crescimento de 4.400% no período de 12 anos, a uma média de 30% de crescimento ao ano. E tudo indica que continuaremos crescendo por alguns anos até se estabilizar.
Números como esses, mostram que estamos vivendo uma era de mudanças significativas na forma e no jeito em que consumimos, cada vez mais, precisamos e utilizamos a internet para auxiliar neste consumo, seja para comparar produtos e serviços ou mesmo para comprar mais barato. Enfim, independente da finalidade, a internet vem se tornando a principal fonte de pesquisa e convencimento.
A informação está a um clique. Então, se sua empresa não está on-line para um publico cada vez maior e absoluto, onde ela está? Simplesmente, sua empresa não existe para essas pessoas, por mais difícil que seja encarar essa realidade, é o que se tem a presumir. Outro ponto muito importante que se tem a destacar é: A internet reduz distâncias, certo? Vamos imaginar que uma empresa atua no mesmo segmento que o seu – porém de outra região territorial – mas essa empresa está presente virtualmente, e você não está. Você tem um concorrente em potencial e talvez não saiba disso. Outros fatores que tem que ser levado são: A Qualidade do site/ferramenta e o conteúdo que está fornecendo.
Enfim, eu acredito muito que um site empresarial, é uma poderosa ferramenta, se usada com dedicação e sabedoria. Para mim, o site da sua empresa, e tão importante quanto o seu sistema de CRM, quanto sua logomarca ou quanto seu RH. Sem ele uma parte da sua empresa deixa de existir, com ele, simplesmente não há limites.