Redes Sociais?
Essa é uma pergunta que me faço a todo tempo. As principais redes sociais disponíveis hoje, logo ali, a poucos cliques, nós faz ganhar ou perder nosso precioso tempo? E quando falamos em ambiente corporativo, será que estamos realmente ajudando ou minando nossas empresas? Será que precisamos de uma rede especifica para cada assunto?
Para entender sobre as redes sociais e podermos emitir algum tipo de opinião, precisamos conhecer um pouco da historia sobre elas, então vamos lá: A primeira rede social na internet publicada foi ao ar em 1995 e atende pelo nome de Classmates, que tinha como objetivo, conectar antigos amigos de escolas e faculdades. Mais este não foi o principal objetivo do orkut? E o facebook não fora criado em um ambiente de ensino?
È notório hoje que os “grandes” visionários de plantão estão atrás de desenvolver algo que não exista, na tentativa de trazer algo revolucionário para sociedade moderna e ter seu nome gravado na historia. Mais como sabemos, o criador do facebook, maior rede social hoje existente, não teve uma idéia tão revolucionaria assim, entretanto Mark Zuckerberg aprimorou, tornou de certa forma, sua criação “única”, por isso o mundo aderiu sua rede.
Um dado muito interessante apenas para constatar é que as principais redes existentes hoje, na minha opinião, foram criadas entre os anos 2003 e 2006, sendo elas: Myspace, Linkedin, Flickr, Facebook, orkut, youtube e Twitter, juntas dominam e por que não, ditam o futuro da nossa socialização, talvez nosso futuro, pois a elas entregamos a forma que iremos relacionar com amigos e com nosso trabalho.
Acredito que se podemos tomar alguma conclusão desta historia, é que redes sociais, devem ser um meio e não um fim, devemos entendê-las, aplicar elas ao nosso cotidiano de acordo com nossas necessidades, respeita-las, utiliza-las da melhor forma possível, talvez regras básicas como tempo, freqüência e horário que a utilizamos, podem sim, fazer a diferença, devemos domina-las e não sermos dominados.
Você precisa fazer login para comentar.