Configuração inicial com Ubuntu 12.04
Conceitos básicos
Quando você começar a acessar um novo servidor, existem alguns passos iniciais que você deve tomar para torná-lo mais seguro. Algumas das primeiras tarefas necessárias em um Servidor Linux pode incluir a criação de um novo usuário, fornecendo-lhes os privilégios apropriados e configurações no SSH.
O que é significa as palavras em vermelho?
As linhas que o usuário precisa alterar ou personalizar estará em vermelho neste artigo!
O resto deverá ser copiado e colado no terminal.
Primeiro passo – Login Root
Depois de saber o seu endereço de IP e senha de root, faça o login com o usuário principal (usuário ROOT).
ssh root@123.45.67.890
No terminal será exibido a seguinte mensagem:
The authenticity of host '69.55.55.20 (69.55.55.20)' can't be established. ECDSA key fingerprint is 79:95:46:1a:ab:37:11:8e:86:54:36:38:bb:3c:fa:c0. Are you sure you want to continue connecting (yes/no)?
Vá em frente e digite SIM, e, em seguida, digite sua senha de root.
Segundo passo – Utilize senhas seguras
Quando for adicionar um novo usuário no servidor, certifique-se de utilizar senhas seguras. Para criar uma senha segura, utilize números, caracteres alfanuméricos maiúsculos, minúsculos e caracteres especiais. Exemplo de senha segura: kJTd$6@#7.
Para alterar a senha de um usuário, você deverá utiliza o comando abaixo:
passwd nome-do-usuario
Terceiro passo – Criando novos usuários
Depois de ter logado e alterado sua senha, você não precisa fazer o login novamente como root. Nesta etapa, vamos criar um novo usuário e dar-lhes todas as permissões necessárias.
Você pode escolher qualquer nome para o seu usuário. Aqui eu sugeri Demonstração.
adduser demo
Depois de definir a senha, você não precisa digitar mais informações sobre o novo usuário. Você pode deixar todas as linhas em branco se você quiser.
Quarto passo – Privilégios Root
Até agora, somente o root tem todas as permissões administrativas. Vamos dar ao novo usuário os privilégios de root.
Quando você executa todas as tarefas de root com o novo usuário, você terá de usar a palavra “sudo” antes do comando. Este é um comando útil por 2 motivos: 1) impede o usuário de fazer qualquer sistema de destruição erros 2) armazena todos os comandos executados com sudo no arquivo “/var/log/secure”, que podem ser revistos mais tarde, se necessário.
Vamos em frente e editar a configuração do sudo. Isso pode ser feito através do editor padrão, que no Ubuntu é chamado de ‘nano’.
visudo
Localize a seção chamada de especificação de privilégios de usuário.
Ele será parecido com este:
# User privilege specification root ALL=(ALL:ALL) ALL
Abaixo desta linha, adicione a seguinte linha, concedendo todas as permissões para o novo usuário:
demo ALL=(ALL:ALL) ALL
Pressione ‘CTRL + X’ para sair do arquivo.
Pressione Y para salvar, pressione ENTER, e o arquivo será salvo no lugar apropriado.
Quinto passo – Configurar o SSH (Opcional)
Agora é hora de tornar o servidor mais seguro. Estes passos são opcionais. Tenha em mente que a mudança de porta e restrição de login root pode tornar o login mais difícil de ser recordado no futuro. Se perder esta informação, pode ser quase impossível.
Abra o arquivo de configuração
nano /etc/ssh/sshd_config
Na seguinte seção, altere as informações se necessário:
Port 25000
Protocol 2
PermitRootLogin no
Port: Embora a porta 22 é o padrão, você pode mudar isso para qualquer número entre 1025 e 65536. Neste exemplo, estou usando a porta 25000. Certifique-se de anotar o novo número da porta. Você vai precisar desta informação para fazer login no futuro. Esta mudança fará com que seja mais difícil para pessoas não autorizadas para acessar o servidor.
PermitRootLogin: alterando esta opção, não será permitido realizar login com o usuário root, somente com o novo usuário criado.
Adicione estas linhas no final do documento, substituindo * demo * na linha AllowUsers com o seu nome. (AllowUsers vai limitar o login somente para os usuários nessa linha Para evitar isso, ignore esta informação.)
UseDNS no
AllowUsers demo
Selecione a opção “Salvar e Sair”.
Sexto passo – Reinicie e pronto
Recarregando o SSH, irá ativar as novas configurações.
reload ssh
Para testar as novas configurações (não desconecte-se da seção aberta como root), abra uma nova janela de terminal e faça login como o novo usuário.
Não se esqueça de incluir o novo número da porta.
ssh -p 25000 demo@123.45.67.890
O terminar deverá mostrar conforme na linha abaixo:
[demo@yourname ~]$
Pronto, seu servidor está configurado de forma que você possa acessá-lo remotamente com mais segurança.
Para melhorar ainda mais a segurança do seu servidor, recomendamos que você ative e configure o firewall de acordo com sua necessidade.
Digital Ocean – Servidores / VPS a partir de 5$
Para você que pretende ter um servidor estável e com baixo custo, recomendamos você utilizar os serviços da Digital Ocean, eles oferecem VPS a partir de 5$, no Brasil não tem nada perto desse valor, muito bom, vale a pena testar, e o atendimento do suporte técnico é incrível. No primeiro mês você ganha 10$ para testar.